AllBestEssays.com - All Best Essays, Term Papers and Book Report
Search

Resumo – “de: Pastor, A: Pastor”

Essay by   •  July 7, 2015  •  Essay  •  1,185 Words (5 Pages)  •  1,035 Views

Essay Preview: Resumo – “de: Pastor, A: Pastor”

Report this essay
Page 1 of 5

Resumo – “De: Pastor, A: Pastor”

Aline Drummond Costa

        “Deus não precisa de estrelas para fazer a sua obra; ele precisa de homens disponíveis e obedientes.” Essas sabias palavras do Pastor Hernandes Dias Lopes revela um pouco sobre o conteúdo desafiante e confrontador de seu livro “De: Pastor, A: Pastor.” O livro serve como um manual pastoral, e relata a realidade de vida de pastores e como o chamado pastoral deve ser vivido conforme a Bíblia. Em oito capítulos, o livro descreve os perigos, a vocação, o preparo, a vida devocional, os atributos, os sofrimentos, os compromissos e o salário do pastor. O resumo a seguir focará em dois aspectos impactantes do livro, a vocação e o preparo do pastor, pois os demais tópicos podem ser evitados ou vividos integramente se os aspectos citados estiverem verdadeiramente alinhados com a vontade de Deus.

        Primeiramente, o autor revela o brilho e intensidade de um chamado pastoral. Um chamado não é algo escolhido após fracasso em outras escolhas anteriores. Um chamado não é um interesse em algo que tenha aptidão e/ou talento. Um chamado também não é necessariamente a melhor solução social ou financeira para sua família.  

...vocação pastoral é quando todas as outras portas estão abertas, mas você só anseia entrar pela porta do ministério. Vocação é como algemas invisíveis. O chamado de Deus é irrevogável e intransferível. Quando ele chama, chama eficazmente! (LOPES, p. 35)

Um chamado é a plena convicção e certeza que foi criado para cumprir uma função específica. Deus tem um chamado para cada pessoa. Alguns são chamados para a medicina, outros para o direito, psicologia, economia, empreendimentos, engenharia, maternidade, etc. Todo chamado é valioso, por isso todos precisam estar alinhados com a vontade de Deus e entender suas responsabilidades e seus propósitos. O chamado pastoral não é diferente – também existe funções e propósitos específicos para pastores – porém, esse chamado divino é cem por cento espiritual, e portanto, cem por cento contrário aos padrões desse mundo.  

        Como descrito no livro com base em Jeremias 3,15, “é Deus quem dá pastores à sua igreja” e “a escolha divina não é fundamentada no mérito, mas na graça.” A sociedade nos ensina a buscar a melhor capacitação, mérito, títulos, prêmios e experiências para exercemos nossa função. Porém, Deus não chama os capacitados; Ele capacita os chamados. Muitos pastores são chamados em sua infância, quando não sabem falar, ler ou escrever, e muito menos, aconselhar. Muitos pastores são chamados mesmo tendo dificuldades e limitações em aspectos fundamentais da vocação pastoral, como perdoar ou se arrepender. A Bíblia é repleta de histórias sobre pessoas limitadas que foram chamadas e capacitadas por Deus, como Moises, Davi, Jeremias, Jonas, Paulo e outros.  

O portal de entrada no ministério é a humildade. Nenhum pastor pode fazer a obra de Deus de forma eficaz com altivez e orgulho. A soberba precede a ruína. A vaidade é a ante-sala do fracasso. Toda glória que não é dada a Deus é glória vazia. (LOPES, p. 38)

Conforme citado acima, certamente o chamado pastoral não segue os padrões da pós modernidade.

         No entanto, pastores chamados por Deus não podem simplesmente descansar e esperar a capacitação divina descer do céu milagrosamente sem nenhum esforço ou empenho. Pastores precisam ser estudiosos para apascentar o rebanho de Deus com conhecimento. Um pastor precisa ler e estudar a palavra exaustivamente, para poder cumprir o seu chamado com excelência. Um pastor deve preparar sua mensagem entendendo todos os aspectos da palavra, o texto e o contexto, pois esta expondo ensinamentos divinos com valores eternos. Um pastor precisa conhecer a realidade de seus ouvintes e estar atualizado com notícias locais e globais, pois somente dessa forma poderá aplicar princípios da palavra de Deus para o cotidiano de cada pessoa, independente de sua faixa etária ou classe social. (LOPES, p. 45-46)

...

...

Download as:   txt (7 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continue for 4 more pages »
Only available on AllBestEssays.com