AllBestEssays.com - All Best Essays, Term Papers and Book Report
Search

The Lord of the Flies

Essay by   •  September 11, 2016  •  Book/Movie Report  •  549 Words (3 Pages)  •  1,007 Views

Essay Preview: The Lord of the Flies

Report this essay
Page 1 of 3

Isabella Nikel   -  Introdução as Relações Internacionais

THE LORD OF THE FLIES {1990}

Após a queda de um avião, um grupo de jovens garotos começa a brincar com a arquitetação de uma nova sociedade. No primeiro momento, eles tentam formular uma assembleia inspirada na democracia, similar ao modelo de governo com o qual todos estavam acostumados. Porém com o tempo, surgem duas lideranças dentre os garotos, e o grupo maior começa a se dividir em dois devido a divergência de suas prioridades e a crescente sensação de vulnerabilidade. O primeiro grupo, é liderado por Ralph e conta com o auxílio do intelectual do grupo, Piggy. Esse grupo prioriza a saída da ilha – o que simboliza a esperança - e é extremamente apegado aos ideias de conduta e ao respeito ao próximo. Já o grupo liderado por Jack prioriza a caça – que simboliza o lado selvagem e cruel do homem -, utiliza-se do medo como instrumento motivador, o que faz com que esse grupo emerja em um processo desumanizador e degradante. O momento dessa divergência em dois grupos acontece quando um helicóptero passa pela ilha, sem perceber os garotos, porque o fogo sinalizador estava apagado – o que evidencia o descompromisso dos jovens e a falha do plano de Ralph de tentar sair da ilha. Contudo, também coincide com o momento em que Jack retorna ao acampamento com sua primeira caça. Esse sucesso do plano de Jack trinfa sobre a falha do plano de Ralph e os garotos acabam por escolher lados.

A partir dessa separação, fica clara a inclinação natural à violência e à maldade por parte do homem, e o medo se faz ainda mais presente na vida dos garotos, tomando forma de um monstro desconhecido que está solto na ilha. A liderança de Jack ganha força com a suposta presença desse monstro, porque torna sua autoridade mais necessária. Seu grupo oferece a cabeça do primeiro porco a ser morto como oferenda ao monstro, que fica conhecido como o Senhor das Moscas pelos garotos.

Simon é o único garoto que toma coragem de encarar o monstro de frente, e ao fazer isso descobre que o monstro não é supernatural ou transcendente como acreditavam, e é de fato a humanidade em si. Ao voltar ao grupo para revelar sua descoberta, é morto sobre o pretexto de tentar matar o monstro. Sua morte simboliza o fim da inocência dos garotos.

Após esse acontecimento, o grupo de Ralph consiste apenas de dois membros, sendo eles Piggy e o próprio Ralph. O grupo de Jack ataca a dupla e rouba os óculos de Piggy, impossibilitando tanto a manutenção da fogueira sinalizadora quanto a visão de Piggy. Ao tentar convocar novamente uma assembleia para discutir o fato, Piggy é assassinado pelo grupo radical. Sua morte simboliza o fim do esforço de organizar a sociedade com base na moral e na ética.

Ralph consegue escapar do grupo, embora esse continue a o perseguir. No dia seguinte, Jack incendeia a floresta na tentativa de fazer com que Ralph saia do seu esconderijo. Ao escapar de seu esconderijo, e continuar a fugir do grupo, Ralph e os garotos se chocam com marinheiros que chegaram à ilha. Não é até esse momento que os garotos se dão conta do que se tornaram.

...

...

Download as:   txt (3.1 Kb)   pdf (26.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continue for 2 more pages »
Only available on AllBestEssays.com