AllBestEssays.com - All Best Essays, Term Papers and Book Report
Search

Manufacturing Strategy at Sico (portuguese)

Essay by   •  October 23, 2011  •  Case Study  •  871 Words (4 Pages)  •  1,818 Views

Essay Preview: Manufacturing Strategy at Sico (portuguese)

Report this essay
Page 1 of 4

Caso: Manufacturing Strategy at SICO

1)

a- Os order winning criteria da indústria de tintas são a rapidez de entrega e o profundo conhecimento do mercado, isto é, a análise detalhada dos consumidores e da concorrência, tal como referido no texto: pag.8 ultimo parágrafo.

b- Relativamente aos qualifying criteria em relação aos consumidores individuais, são a durabilidade, densidade e consistência da tinta "the intrinsic qualities of the paint, namely durability, opacity, and ease of maintenance where the main attributes expected by consumers from these products".

c- A SICO nos últimos 7 anos esteve numa boa posição competitiva, mas essa situação alterou-se em 1993 com o " Acordo de Comercio" entre o Canada e os EUA, que veio abolir os impostos sobre as trocas de produtos de tintas entre os dois países.

Este facto veio alterar o paradigma da empresa SICO, uma vez que a partir de 1993 vê-se envolvida num ambiente muito mais competitivo,

2

entrando assim a industria num período de maturidade ( margens de lucros mais reduzidas, maior competitivida... )

No entanto a empresa não se encontrava preparada para o aumento da concorrência e encontrava-se muito dependente do seu mercado loca (Quèbec). Como consequência, os seus lucros começaram descer, chegando mesmo a ficarem abaixo da média da indústria.

Resumido, a SICO não se encontrava numa boa posição competitiva,

facto também observado devido à necessidade de contratarem

Yves Gosselin que teria como objectivo diminuir a dependência do

mercado de Quèbec e torna a SICO numa empresa de classe

mundial.

2)

Sim, a identificação das acções a tomar, ou seja, o planeamento, é um dos grandes desafios para tornar a SICO uma empresa competitiva, principalmente quando existe uma grande diversidade de opiniões, dentro da empresa, sobre o que deveria de ser feito para tornar a SICO numa "worl-class company".

De acordo com a estrutura do texto podemos observar a aplicação modelo de gestão CAPD. Existe primeiro uma identificação da posição da SICO (C), feita num primeiro instante pelo CEO, Pierre Dupuis, seguida da definição de objectivos (A). Ou seja, depois de se ter percebido onde a empresa se encontra é necessário definir para onde vai. A análise a essa diferença ( gap) entre onde se encontra e os objectivos futuros, levam então a definição de uma plano (P), que está neste caso à responsabilidade de Yves Gosselin ( identificar as acções a tomar).

Por fim, a última etapa ,execução (D), será a aplicação das acções identificadas como necessárias a para atingir os objectivos. Esta é uma fase apresenta enormes desafios, uma vez que é preciso por em prática o plano definido. Assim, esta etapa é marcada pela acção e controlo da mesma, pois

...

...

Download as:   txt (5.6 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continue for 3 more pages »
Only available on AllBestEssays.com